quinta-feira, 30 de abril de 2015

Resumo - 12° Palestra

A palestra será ministrada pela professora francesa Anne-Sophie Gosselin, e será apresentada em francês, com tradução simultânea.


Capítulo 12 (Curso de 21 de fevereiro de 1991)

Bourdieu começa apresentando seu curso como uma tentativa um pouco louca de pensar um objeto impensável : o Estado. Também, gostaria de apresentar minha intervenção como uma tentativa um pouco louca de propor uma leitura do pensamento político de Bourdieu confrontando-a à observação empírica, aqui no Ceará e hoje em 2015, ou seja, num contexto histórico, geopolítico e cultural bem diferente daquele que permeia os cursos de Bourdieu no início dos anos 1990 na França. De um lado, esse curso sobre o Estado, sobre a emergência e a constituição do campo do poder, e do outro lado, minhas pesquisas em andamento sobre a dança contemporânea no Ceará. Meu objetivo é demostrar para vocês que, apesar das aparências, é possível estabelecer uma articulação entre o quadro de análise proposto por Bourdieu e meu objeto de estudo basedo sobre a observação da sociedade brasileira atual, articulação que permite a cada um de responder ao outro, iluminá-lo e às vezes questioná-lo. Buscarei valorizar algumas das ideias centrais do curso do 21 de Fevereiro de 1991 adotando uma abordagem de interpretação de dados empíricos a partir dos conceitos chaves do curso, isto é, o capital simbólico e a noção de Nobreza de Estado, o que me levará a refletir sobre a questão da dominação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário